Fonte: FCF

Será no Mundial de 2026, a qualificação foi confirmada em 13 de outubro de 2025, com uma vitória de 3-0 sobre o Esuatíni, no jogo decisivo das eliminatórias africanas.

Com cerca de 525 mil habitantes, Cabo Verde se torna o segundo país com menor população a participar de um Mundial de futebol, atrás apenas da Islândia em 2018.

Na fase de eliminatórias africanas (CAF), Cabo Verde disputou o Grupo D e terminou em 1.º lugar, garantindo classificação direta. A seleção teve 20 pontos em 9 jogos (6 vitórias, 2 empates, 1 derrota) antes da última jornada

Até o momento, não há confirmação pública sobre em qual grupo da fase de grupos do Mundial 2026 Cabo Verde vai jogar (quem serão os adversários), porque o sorteio dos grupos geralmente acontece depois que todas as seleções estão definidas e organizadas.

Como o Mundial de 2026 será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá, com 48 seleções na fase final, os grupos serão formados com 4 seleções cada (12 grupos). Cabo Verde, como um estreante, será “cabeça de série” ou sorteado dentro de um pote mais favorável (dependendo de ranking, critérios da FIFA, etc.).

Curiosidades do elenco

Dos 25 convocados recentes, 13 não nasceram em Cabo Verde, muitos deles vindos da diáspora cabo-verdiana e nascidos em Holanda, Portugal, França, Irlanda.

O zagueiro Roberto Lopes (“Pico”) foi contatado via LinkedIn para integrar os quadros da seleção.

“Pico”
Fonte: Ulrik Pedersen/AP

Deixe um comentário

Tendência