Há manhãs que não se esquecem. A deste domingo foi uma delas. Famílias inteiras, avós e netos de cachecol ao pescoço, pais de mão dada com os filhos, grupos de amigos e até quem tenha decidido ir sozinho: todos encontraram no Estádio do Dragão um motivo comum,a apresentação do plantel feminino do FC Porto para a temporada 2025/26.

Foto: FC Porto

É impressionante pensar que esta equipa nasceu há apenas um ano. Mesmo assim, pela terceira vez, as portas do Dragão abriram-se para elas. E mais: pelo segundo ano consecutivo, o Porto Feminino ofereceu aos adeptos uma apresentação que deixa muitos clubes da Primeira Liga a corar de vergonha. Benfica, Sporting e Braga, com toda a sua estrutura, continuam sem perceber o óbvio: o futebol feminino merece palco, merece dignidade, merece estádio.

André Villas-Boas, um grande responsável por todo este feito e da qual merece que lhe tirem o chapéu,fez questão de sublinhar essa ideia. Antes do apito inicial, foi ao balneário desejar às jogadoras uma época de coragem e vitórias. Minutos depois, nas bancadas, 14.501 portistas aplaudiam de pé as campeãs da Terceira Divisão, que agora se preparam para a dura realidade da Segunda.

O adversário era de peso: o Famalicão, histórico da Liga BPI recentemente despromovido. A equipa do Fama dominou maior parte o encontro, criando mais oportunidades, aos 50 minutos, as famalicenses gelaram o Dragão com o único golo da manhã.

As portistas responderam com raça, obrigando a guarda-redes adversária a mostrar serviço, criando oportunidades que fizeram o estádio prender a respiração. Houve até uma grande penalidade defendida por Cora Brendle, americana que chegou esta semana ao Dragao, levantou o público em êxtase. Mas o golo teimou em não chegar.No fim, o marcador ficou em 0-1. Mas quem lá esteve sabe que o resultado foi apenas um detalhe.

O que fica é a imagem de milhares de adeptos a provar, mais uma vez, que o Porto não é só um clube é uma mística, uma alma que não distingue géneros.As jogadoras saíram ovacionadas.

E se a estreia na II Liga promete batalhas duras, uma coisa já ficou clara: este Dragão tem duas asas, uma azul e outra feminina. E ambas sabem voar alto.

Deixe um comentário

Tendência