Damaiense Reentra na Liga BPI por Ordem do Tribunal! Uma decisão que pode mudar tudo no futebol feminino português: o Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) deu razão ao Damaiense SAD e ordenou à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que reintegre, de forma imediata e provisória, a equipa na Primeira Divisão Nacional!

“Face ao exposto, julga-se procedente a providência cautelar requerida, ordenando-se que a requerida [Federação Portuguesa de Futebol], no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, pratique todos os atos necessários à admissão e integração imediata, ainda que a título provisório, da requerente no Campeonato Nacional Feminino da 1.ª Divisão.”

O Damaiense, que tinha visto negada a licença para competir na Liga BPI por alegadas falhas no processo de inscrição como a ausência de um estádio dentro das normas e documentação financeira incompleta viu agora abrir-se uma nova janela de esperança.

O clube, que se autonomizou da sua estrutura original na época passada, indicou o Estádio Algarve como casa para a nova temporada e deu início ao processo de filiação na Associação de Futebol do Algarve. Garante ainda que entregou todos os documentos exigidos.

Apesar da FPF ter recusado o licenciamento, o Damaiense recorreu primeiro ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). No entanto, por falta de tempo útil para formar o colégio arbitral, o caso passou para o TCAS, que decidiu a favor do clube.

O tribunal frisou que esta reintegração provisória não prejudica os outros clubes, uma vez que existem mecanismos legais para reverter a decisão caso se conclua que o Damaiense não devia participar na Liga BPI.

Recorde-se que o Damaiense SAD terminou a temporada 2024/25 no 8.º lugar da Liga BPI, atingindo ainda as meias-finais da Taça da Liga e os quartos-de-final da Taça de Portugal — provas do seu valor desportivo, agora finalmente reconhecido também nos tribunais.

Uma reviravolta que promete agitar o arranque da nova temporada.

Deixe um comentário

Tendência