Apesar de afastada dos relvados desde setembro devido a uma lesão grave no joelho esquerdo, Bárbara Marques renovou contrato com o FC Porto e vai continuar a defender as cores do clube na época 2025/26.

Foto: FC Porto

A guarda-redes, de 24 anos, foi aposta da estrutura portista para o projeto feminino iniciado em 2024 e mantém-se entre as escolhas de Daniel Chaves.

A lesão,uma rotura do ligamento cruzado anterior, ocorreu logo na estreia oficial com a camisola azul e branca, frente ao Marco 09, e afastou-a de toda a temporada. Ainda assim, o clube decidiu prolongar o vínculo da camisola 33, valorizando o seu percurso, dedicação e o empenho demonstrado durante o processo de recuperação.

“É um sentimento muito positivo e muito feliz. É mais um momento único. Parece contraditório, mas sinto que estou a recomeçar”, confessou Bárbara aos canais oficiais do FC Porto.

Sobre o longo período de ausência, acrescentou: “Não foi positivo de todo, mas a partir do momento em que aconteceu, deixei as lamentações de parte e voltei o foco para o trabalho sem pensar no futuro, passo a passo e com calma.”

A guarda-redes reconheceu que viveu um misto de emoções: “Uma pessoa fica sempre muito feliz, porque não deixa de fazer parte da equipa e das conquistas, mas gostava de ter estado mais perto. Infelizmente, uma pessoa não controla as lesões, por isso agora é continuar a trabalhar e, se Deus quiser, vou chegar lá.”

Com formação iniciada na Dragon Force, Bárbara passou ainda por SC Braga, Valadares Gaia, Vitória SC e Racing Power antes de regressar ao FC Porto. Soma no currículo títulos nacionais como campeonato, taça de Portugal e taça da Liga.

Apesar da paragem, sentiu-se sempre acompanhada: “Costumo dizer que tive sorte dentro do azar por sentir tanto apoio por parte das minhas colegas de equipa, do treinador e de toda a estrutura. Foi um período muito complicado, mas tornou-se mais fácil com toda esta ajuda. Sou muito grata por tudo o que se passou esta época.”

A renovação reforçou-lhe a motivação: “Deixa-me muito segura em relação ao meu trabalho e faz-me querer trabalhar ainda mais todos os dias. Sei que tenho o apoio da estrutura e que posso vir a ser uma peça-chave no clube.”

Agora, com Daniel Chaves a manter-se ao leme da equipa técnica, Bárbara junta-se a um núcleo de jogadoras que já renovaram Cláudia Lima, Verónica Khudyakova, Inês Oliveira, Ema Gonçalves, Adriana Semedo, Matilde Vaz e Joana Ferreira ,para atacar a nova temporada no segundo escalão nacional.

Com garra, experiência e uma motivação renovada, Bárbara promete regressar ao lugar onde pertence: entre os postes. E o FC Porto acredita. Porque há lesões que afastam, mas há também jogadoras que inspiram. E Bárbara Marques é uma delas.

Deixe um comentário

Tendência