Uma década de classe, compromisso e consistência.
Tatiana Pinto, nasceu em Águeda e aos 31 anos, é hoje sinónimo de excelência no futebol feminino. Com um percurso que a levou de clubes nacionais ao topo do futebol europeu, , a média portuguesa construiu uma carreira marcada pela regularidade, talento e respeito dentro e fora de campo. Hoje é a protagonista do “Dar Destaque a Quem Falta Dar Destaque.

Natural de Águeda, Aveiro, Tatiana passou por dois clubes na sua formação, Oliveira do Bairro e Clube Albergaria. Rumou ao Sporting CP na época 2016/2017, destacando-se pela sua qualidade técnica. Em 2021/2022 viajou até a Espanha para representar o Levante UD, assinando por duas épocas. Brighton foi a sua casa por uma época, 2023/2024, tendo chamado a atenção do clube espanhol, Atlético de Madrid, onde faz parte de plantel na presente época.

No Sporting CP, a atleta conta com 10.658 minutos jogados, 33 golos e 1 assistência para golo. Conquistou o seu lugar, afirmando-se cedo na equipa verde e branca. Na época 2016/2017 e 2017/2018, conquistou tanto o Campeonato Nacional como a Taça de Portugal. Em 2017 conquistou também uma supertaça

No Levante UD, nas duas épocas em que pertenceu à equipa, Tatiana conta com 3730 minutos jogados, 15 golos e 5 assistências para golo. Na época 2022/2023 conquistou o pódio, o 3.º lugar, da liga espanhola.

No Brighton, em apenas uma época, ela conta com 1347 minutos jogados, 5 golos e 1 assistência para golo. Terminaram a época a meio da tabela, na 9.ª posição.

Esta época, Tatiana mudou-se para a capital espanhola para vestir as cores do Atlético de Madrid onde contou com 1799 minutos jogados, 5 assistências e 3 golos. Tatiana foi uma referência no clube, adorava já pelos fãs de futebol e do clube. O clube ficou na 3.ª posição na liga espanhola e está na final da Copa de la Reina.

Pela seleção A, Tatiana conta já com 123 internacionalizações, 7 golos marcados e 3 assistências para golo. Portugal e Francisco Neto já se renderam ao talento de Tatiana, sendo ela uma das titulares indiscutíveis do meio campo português. Faz parte das Navegadoras que conquistaram o lugar no Campeonato do Mundo de 2023 e no Campeonato da Europa de 2025

Hoje faço uma referência ao exemplo que Tatiana é dentro e fora de campo. Ela mantém uma vida saudável e equilibrada, para que o seu rendimento em campo seja sempre positivo. Dentro de campo, reforço que em 10 anos de carreira profissional, Tatiana somente viu 39 cartolinas amarelas, nunca recebendo o castigo máximo.






Deixe um comentário